Quem melhor do que Pedro Lamy, um piloto profissional, para nos aconselhar a fazer uma condução segura? É que conduzir à campeão é apostar na segurança e minimizar os riscos. Venha daí e comece a incorporar estas dicas – de uma vez por todas – nos seus hábitos de todos os dias.
Numa edição dedicada à segurança na mobilidade impunha-se um tema sobre condução defensiva. Convidámos o piloto profissional Pedro Lamy, que conhece bem a importância da condução defensiva, a passar-nos um pouco da sua experiência.
“A atitude do condutor é o elemento-chave numa condução segura”, começou por nos dizer Pedro Lamy. “Cabe a cada um ter uma atitude responsável, estar ciente que cada deslocação envolve risco de acidente e que o seu estado físico e emocional é extremamente importante”, continuou. “A previsão é também um elemento da condução defensiva. Ter sempre uma constante atenção e interpretação correta das situações poderá evitar acidentes”, referiu também. Mas vamos por partes…
1. Sem telemóvel
Redes sociais, mensagens… É tentador, mas não utilize o telemóvel enquanto conduz. Estão a crescer de forma galopante os acidentes provocados por condutores que enviam mensagens ou interagem nas redes sociais.
2. Antecipação
Não basta prever, é necessário agir, e a antecipação poderá ajudar a reagir melhor perante alguma situação de risco. Por exemplo, se vê ao longe um objeto na estrada, mesmo não o conseguindo identificar, levante de imediato o pé do acelerador de forma a poder evitar uma colisão mais facilmente.
3. Sinalizar
Mostre sempre a sua intenção na estrada, quer vá parar ou mudar de direção, sinalize sempre todas as manobras.
4. Contacto visual
Procure entender e fazer-se entender. A comunicação é essencial, e dar a conhecer as suas pretensões poderá evitar situações perigosas.
5.Distância de travagem
Manter a distância de travagem é uma das mais importantes medidas para uma condução defensiva. Com uma correta distância de segurança vai ter mais tempo para reagir e evitar eventuais problemas.
6. Álcool
Parece básico, mas a condução sob efeito de álcool é uma das principais causas de acidentes no nosso país. No caso de saber que vai beber antecipe o regresso, tenha um condutor de reserva consigo, regresse de transportes públicos ou considere a possibilidade de ficar na casa de uma pessoa amiga.