6 passos para manter o carro fresco em dias de calor

carro calor

O verão está a chegar e com ele o calor que dificulta as deslocações. É verdade que existe o ar condicionado, mas temos para si outras dicas que se revelam bastante úteis.

Sabia que bastam apenas 20 minutos para que a temperatura dentro do carro atinja os 55ºC, quando no exterior o termómetro marca 35ºC constantes?

Esta é uma situação preocupante, tendo em conta os estudos que a concentração e a capacidade de reação de um condutor nestas condições podem reduzir até 20% e aumentar em 30% o risco de acidente. A temperatura desejável para uma condução segura deverá ser menos de 22 ºC.

Como arrefecer o carro?

1. Utilize a pala solar no vidro dianteiro do carro. De acordo com uma investigação conjunta entre o RACC e o Automóvel Clube da Suíça, este acessório anula a absorção e o efeito multiplicador do calor pela superfície vidrada, podendo tornar o interior do carro pelo menos 11ºC mais fresco.

2. Estacionar à sombra ou em áreas cobertas para bloquear a luz do sol. Para além de ajudar a preservar a pintura do automóvel, vai evitar que este se transforme numa autêntica sauna.

carro calor

3. Abra os vidros em 1,5 cm quando estacionar em lugares seguros. Assim, o ar quente vai poder sair do carro e ele não vai aquecer tanto. Quando estacionado na garagem de casa, abra todos os vidros até o fim.

4. Abra as duas janelas traseiras quando estiver em andamento. Se não foi possível encontrar aquela vaga coberta para estacionar, a dica é andar com as janelas abertas por 2 ou 3 minutos antes de ligar o ar-condicionado. Assim o ar irá circular e reduzir a temperatura.

5. Ligue o ar condicionado. Regule o termostato para a temperatura mais baixa possível, aponte o fluxo de ar para o interior da cabine ou a sua parte inferior (jamais para os vidros) e ligue na potência máxima.

6. Evite conduzir em horas de maior calor. Este ano, como as férias serão passadas cá dentro, procure fazer essas longas viagem ao fim da tarde ou de madrugada. Assim evita o sobreaquecimento do habitáculo e a viagem torna-se menos cansativa.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
selos
Saber Mais

Tudo sobre selos automóveis

Tem dúvidas em relação a quais são os selos que deve colocar no seu para-brisas? Aqui dizemos-lhe quais…