Carregadores Ultrarrápidos da Via Verde

via verde

Este verão já pode atravessar Portugal, de norte a sul, num automóvel elétrico abastecendo-o em 27 postos de carregamento ultrarrápido, disponível em 12 áreas de serviço. A Brisa dá-lhe a garantia e nós damos-lhe a lista de localizações.

Agora já pode rumar a sul para as merecidas férias à beira-mar, num carro elétrico. Isto porque os dois principais eixos rodoviários — a A1 e a A2 — já têm 21 postos de carregamento em 10 áreas de serviço (Antuã, Mealhada, Pombal, Leiria, Santarém e Aveiras; Palmela, Alcácer, Aljustrel e Almodôvar). Na A1 o abastecimento nos carregadores elétricos pode ser feito a cada 53 km, em média, e na A2 a cada 44 km.

Há também novos carregadores ultrarrápidos na A3 – Autoestrada Porto/Valença (Barcelos) e na A6 – Autoestrada Marateca/Caia (Estremoz), sendo que ambas fazem a ligação à fronteira com Espanha.

via verde“Desde abril, o número de postos de carregamento elétrico existentes nas áreas de serviço das autoestradas da Brisa foi incrementado, encurtando as distâncias entre as opções de carregamento, que também se encontram próximas dos principais polos urbanos do país”, refere a Brisa em comunicado.

Só em 2021 surgiram na A1 e A2 oito novos postos de carregamento elétrico rápidos e ultrarrápidos, tornando possível percorrer mais de 600 quilómetros entre o Minho e o Algarve sem emitir gases com efeito de estufa.

Segundo a Brisa, todos os postos de carregamento do Via Verde Electric têm uma potência entre 50 kW e os 350 kW, aproximando os tempos de carregamento das baterias dos carros elétricos aos de um abastecimento convencional de cerca de 15 minutos. Quanto aos preços  de carregamento, tudo dependerá do contrato que tiver celebrado com o seu respetivo CEME (comercializador para a mobilidade elétrica).

Para melhorar e facilitar a experiência de carregamento, a Brisa está a desenvolver um teste-piloto de uma funcionalidade digital que permite o pagamento pela utilização de qualquer posto de carregamento elétrico em Portugal. Esta funcionalidade, também denominada Via Verde Electric, será integrada na app da Via Verde, já disponível nas lojas Playstore  e App Store.

Até ao final do ano, o Via Verde Electric será composto por 82 postos de carregamento elétrico instalados em 21 áreas de serviço situadas ao longo da rede de autoestradas da Brisa.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados