Desfrutar de um automóvel sem estar preocupado com os encargos associados à sua posse é uma tendência que se vinha a acentuar e que a pandemia acelerou. É disso que se trata quando ouvimos falar no conceito de ‘Car-as-a-service’. Fique a saber o essencial, pois este tema vai estar cada vez mais presente no seu dia-a-dia.
A mobilidade tem mudado muito e todos os dias vão surgindo novos conceitos associados a este sector. O “Car-as-a-service” (Caas) é um deles. Antes de mais importa esclarecer que o “Car-as-a-service” é um serviço e destina-se a quem pretende usar um carro – ou veículos comerciais ligeiros – sem ter as chatices associadas à sua posse ou propriedade. Através do CaaS, os clientes podem como que ‘subscrever’ automóveis – à semelhança de uma assinatura de Netflix ou SportTV -, sendo que há um enorme potencial de crescimento no CaaS graças à mega-tendência da subscrição em detrimento da propriedade.
CaaS com muitas vantagens
Ao ‘subscrever’ a utilização de um automóvel, o utilizador fica apenas responsável pelo pagamento de um valor – que pode ser liquidado mensalmente. Tudo quanto são questões relacionadas com a manutenção, revisões técnicas, mudanças de pneus ou seguros não são preocupações suas. Portanto, a pessoa utiliza o carro, sem ter de assumir as responsabilidades tradicionais relacionadas com a sua posse. Não surpreende, assim, que este o CaaS seja uma tendência em expansão e que entronque na mega-tendência atual em que os consumidores preferem subscrever serviços que os isentam das responsabilidades inerentes à propriedade.