Esta é a pergunta-chave mais atual, quando pensamos em comprar um automóvel elétrico, seja ele novo ou usado. Aqui iremos explicar como funciona a degradação das baterias de iões de Lítio, e ajudá-lo a identificar quando uma bateria está ou não em bom estado.
Quais os custos de 1 bateria?
Quando questionados sobre a durabilidade que uma bateria automóvel pode ter, muitos fabricantes acabam por contornar a questão dando enfoque à rapidez de carregamento e à autonomia proporcionada.
Contudo, a longevidade de um automóvel elétrico é uma parte vital da avaliação do seu valor. Pois irá afetar não só o seu preço, mas também o custo de financiamento associado ao contrato.
As repercussões notam-se também no mercado dos automóveis elétricos e no meio ambiente. Não só pelas quantidades descartadas, mas também pelas emissões de CO2 resultantes do processo de produção.
Segundo o Instituto Sueco de Pesquisa Ambiental, a poluição atmosférica decorrente da produção de baterias de iões de lítio está entre 61Kg a 106kg por kWh dependendo de onde vem a eletricidade usada no processo de produção.
” É muito difícil dizer se vai durar 8 ou 24 anos.
Dependerá se o EV for usado de forma correta e carregado lentamente. Todos estamos agora um pouco mais relaxados em relação à bateria, uma vez que a tecnologia continua a evoluir.”Tomas Ingenlath, Chief Executive da Polestar