Está aí a estação mais quente do ano. Apetece ligar o ar condicionado do carro, para uma condução mais fresca e confortável. Mas será que o seu “AC” está em perfeitas condições. Fique a conhecer melhor esta parte do seu automóvel.
Barulho, calor, poluição. Conduzir na cidade implica conviver com esta realidade, pelo que fechar os vidros é a solução. Mas depois, sobretudo nos próximos meses, vai apetecer-lhe ligar o AC. Este, no entanto, pode ter problemas de funcionamento. Conheça melhor esta parte do seu automóvel, para poder antecipar eventuais anomalias.
1. Filtro Antipólen
Decore este nome pois trata-se de uma peça muito importante. É que o filtro antipólen é responsável pela eliminação das impurezas do ar que respira dentro do veículo. Ou seja, se estiver muito sujo ou parcialmente obstruído, provavelmente não será capaz de realizar a sua função.
2. Os comandos certos…
Apesar de a maioria dos sistemas de ar condicionado dos automóveis mostrar muitos botões e comandos, o seu funcionamento é muito simples. Basicamente, permite ajustar manualmente a temperatura e potência ou definir um modo automático, que garante uma temperatura constante para todo o habitáculo. Na dúvida, consulte o manual de instruções do seu carro.
3. Boas práticas
Para não sobrecarregar a bateria do seu automóvel, ligue o AC só depois de já ter o motor em funcionamento. Outra medida importante é não ligar o AC no máximo logo nos instantes iniciais da viagem. Comece, isso sim, por arejar o habitáculo abrindo os vidros. Mais adiante, já depois de ter iniciado a marcha há alguns minutos, é que deve ligar o AC.
4. Assistência técnica
Como qualquer equipamento, o AC do seu automóvel também precisa de ser verificado. Em climas muito quentes, onde a utilização é intensiva, recomenda-se que seja vigiado a cada seis meses. A higienização completa do sistema de ar, com a devida troca de filtros, é um procedimento importante. Permite evitar episódios de tosse, rinite ou dores de garganta.