Alemanha testa autoestrada para camiões elétricos

6 JUNHO SIEMENS ALEMANHA AUTOESTRADA ELETRICA

A redução de emissões é tão importante nos pesados como nos ligeiros. Atentas a esta realidade, setor e autoridades investem em soluções que permitam tal desiderato.

Assim, a primeira autoestrada para camiões elétricos na rede pública da Alemanha já se encontra em funcionamento. Trata-se de um troço de dez quilómetros da autoestrada A5, entre as cidades de Langen e Weiterstadt.

Para poderem circular na estrada elétrica, os camiões terão de integrar um sistema de transmissão híbrido e um pantógrafo para receberem a energia, de acordo com a Siemens, que desenvolveu a tecnologia.

Uma vez ligados à catenária, os camiões são movidos em exclusivo a eletricidade, podendo, tal como quando movidos a combustíveis fósseis, circular a 90 km/h (ver mais).

O investimento público da Alemanha nesta tecnologia foi de 70 milhões de euros. O governo federal alemão tem como objetivo alargar o projeto a outros troços e estradas do país.

Segundo a Siemens, este sistema combina a eficiência do transporte ferroviário elétrico com a flexibilidade do transporte rodoviário. A empresa realça o benefício ambiental representado pela redução de emissões de CO2 e NOx.

O grupo alemão quantifica, além disso, 20 mil euros de poupança que as companhias de transporte podem atingir a cada 100 mil km percorridos.

0 Shares:
2 comments
  1. I was suggested this web site through my cousin. I’m now not positive
    whether this publish is written by way of him as no one else realize such targeted approximately my trouble.

    You are amazing! Thanks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
Hyundai i30 N
Saber Mais

Britânicos premeiam Hyundai i30 N

O desporto automóvel e os modelos mais desportivos fazem mais pela imagem de marca junto dos apaixonados do…