ACEA e elétricas querem mais carregadores na UE

ACEA EURELECTRIC CARREGAMENTOS ELÉTRICOS

A Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) e a Eurelectric (associação que reúne as grandes elétricas europeias) apoiam a decisão de Bruxelas de colocar as infraestruturas de carregamento de veículos elétricos no plano de recuperação económica do pós-Covid-19. Também defendem que a Comissão Europeia deve ser mais ambiciosa nas metas.

A posição conjunta de Eurelectric e ACEA foi feita no âmbito do objetivo da Comissão Europeia de financiar um milhão de pontos de carregamento públicos, no âmbito do plano de recuperação económica da UE. As associações observam, porém, que aquele número já fazia parte do Acordo Verde Europeu e que “fica muito abaixo” das reais necessidades. As duas entidades socorrem-se de cálculos da própria Comissão que apontam para serem necessários cerca de 2,8 milhões de carregadores públicos até 2030. Este número é 15 vezes mais do que os atualmente existentes em território comunitário.

A ACEA e Eurelectric defendem que a Comissão Europeia deve acelerar os seus planos de revisão da diretiva relativa à criação de infraestruturas para combustíveis alternativos (AFID, na sigla em inglês). Esta diretiva é de outubro de 2014 e, de acordo com as associações, já está desatualizada face à mais recente tecnologia dos veículos e, além disso, foram poucos os Estados-membros que a implementaram.

A AFID, uma vez revista deve, de acordo com as duas associações, introduzir uma abordagem muito mais ambiciosa para a implantação de pontos de carregamento e estações de reabastecimento de hidrogénio em toda a UE. A instalação de infraestruturas, “particularmente nas redes principais e abrangentes da RTE-T [rede transeuropeia de transportes] e nas áreas urbanas”, deve, de acordo com as duas associações, estar alinhada com os parâmetros de referência para veículos de zero e baixas emissões estabelecidos pela UE para 2025 e 2030 e deve considerar as classes de potência de postos de carregamento e as capacidades de carga dos veículos.

É preciso incentivar uso

A ACEA e Eurelectric querem, além disso, que Bruxelas aumente os incentivos à compra uso de viaturas recarregáveis, bem como à instalação de postos de carregamento em edifícios públicos e privados. Nestes últimos, é destacada a facilitação em termos legislativos. “A incorporação de mobilidade limpa no novo normal da Europa exige acelerar o lançamento de veículos elétricos a bateria e a implantação da infraestrutura de carregamento, além de atualizar as redes e desenvolver as soluções de armazenamento apropriadas. Estes quatro pontos devem ser centrais e interligados em qualquer discussão sobre o futuro da mobilidade, bem como nos planos de recuperação”, afirma o secretário-geral da Eurelectric, Kristian Ruby.

“Precisamos de ver uma ação rápida na implantação da infraestrutura para dar aos consumidores confiança para comprarem um veículo elétrico, garantindo assim que a frota possa ser renovada de maneira ecológica”, indica, por seu turno, o diretor-geral da ACEA, Eric-Mark Huitema.

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