6 dicas para manter o seu veículo em bom estado durante a pandemia do coronavírus

MANTER VEÍCULO BOM ESTADO DURANTE PANDEMIA

Como parte das medidas destinadas a limitar a propagação do Covid-19, muitas reparações de veículos não urgentes estão a ser adiadas. Além disso, o seu automóvel ficará, provavelmente, sem ser utilizado por algum tempo devido à proibição de viagens não essenciais. É em tempos como estes que a boa manutenção do seu carro é fundamental.

Aqui ficam 6 dicas para manter o seu veículo em bom estado.

  • Deixe o travão de mão desengatado

Um travão de mão trava permanentemente as pastilhas dos travões. Se for deixado engatado durante muito tempo, as pastilhas dos travões podem ficar presas ao disco ou tambor do travão. Isto resultará num maior atrito e, portanto, num maior desgaste dos travões da próxima vez que conduzir o veículo.
Assim, se o veículo é deixado sem uso por um longo período de tempo, deverá deixar o travão de mão desengatado e manter o veículo travado usando um calço de rodas ou um tijolo. Se o seu automóvel tem uma caixa de velocidades manual, poderá deixá-lo estacionado engatado na primeira velocidade ou em marcha atrás – mas não se estiver estacionado numa rampa!

 

  • Impulsione a bateria

A bateria perde lentamente a sua carga quando um veículo fica parado – até porque, hoje em dia, os computadores de alta tecnologia dos carros ficam sempre ligados, mesmo quando o motor está desligado. Durante este período de isolamento, será suficiente ligar o carro a cada três ou quatro dias para prevenir que a bateria se esgote.

Faça uma pequena viagem de 5 ou 10 minutos com o seu veículo para recarregar a bateria e permitir que o óleo e o líquido de arrefecimento circulem no motor. Se o veículo for deixado sem uso por um longo período de tempo, poderá ser uma boa ideia desligar o cabo no terminal da bateria. A melhor prática depende da marca, do modelo e do ano de cada automóvel, por isso consulte o guia do fabricante para ter a certeza.

 

  • Para os veículos elétricos: atenção à perda de bateria devido ao standby

Embora os veículos elétricos (VE) requeiram menos manutenção do que os veículos com sistemas de combustão, não deixam de justificar alguns cuidados. O seu carro elétrico pode perder alguma da sua capacidade ao fim de apenas uma semana parado.
É importante que mantenha a bateria do seu VE com um nível de carregamento adequado. A maior parte dos especialistas em baterias recomendam manter o carregamento entre os 40% e 80% quando o veículo está sem ser utilizado durante um longo período de tempo.

 

  • Previna zonas planas nos pneus

Quando um veículo se encontra no mesmo local durante várias semanas – como durante o atual isolamento devido ao surto de coronavírus – os pneus podem desenvolver zonas planas nos locais que estão em contacto direto com o solo. Como é expectável, esta situação é prejudicial para os pneus e pode exigir a sua substituição mais cedo, exigindo custos adicionais. Para evitar este desgaste, conduza o veículo para trás ou para a frente de vez em quando para alterar a distribuição do peso nos pneus. Mantenha-se atento à pressão dos pneus e reforce o seu enchimento se necessário.

 

  • Tenha atenção aos fluidos

A humidade pode acumular-se em reservatórios de combustível parcialmente vazios. Por isso, se o seu veículo não for utilizado durante um mês ou mais, é melhor encher o depósito de combustível até ao limite. Dependendo das condições climáticas, o óleo do motor também pode deteriorar-se, ao longo do tempo, em veículos não utilizados. Portanto, quando o seu automóvel estiver de volta à estrada, é aconselhável levá-lo a uma pequena revisão para garantir que o óleo não se tornou ‘lamacento’.

 

  • Mantenha o ar fresco

Ainda que o seu carro fique sem ser utilizado por alguns dias, é essencial garantir que o interior está limpo, para evitar que o ar se torne obsoleto. Isso inclui deitar fora qualquer lixo e, em particular, retirar tapetes molhados ou outras fontes de humidade que poderiam apodrecer no ar preso dentro do veículo, resultando num cheiro desagradável.Esta situação é ainda pior quando o ar está quente. Por isso, deixe o veículo à sombra, em vez de debaixo de luz solar direta, para minimizar a acumulação de calor no interior.

 

  • Proteja o exterior

Deixar um veículo exposto aos elementos, e especialmente à luz solar direta, por um longo período de tempo causa desgaste excessivo na pintura, nas borrachas e nas peças de plástico.
Assim, durante o período de isolamento devido ao COVID-19 ou outros longos períodos de não utilização, mantenha o seu veículo numa garagem ou – se não tiver escolha sem ser estacionar ao ar livre – cubra-o com um lençol. Se polir o seu carro, passadas algumas semanas apenas terá de limpar o pó e estará pronto para o utilizar novamente.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
17 JANEIRO PEUGEOT 2008
Saber Mais

Novo Peugeot 2008 já em Portugal

A segunda geração do SUV urbano Peugeot 2008 já tem aberto o livro de encomendas em Portugal. “Vestido”…