5 museus automóveis para visitar sem sair de casa

MUSEUS VIRTUAIS SOBRE AUTOMÓVEIS

Os museus das mais importantes marcas de automóveis recebem milhares de visitantes todos os anos. Numa altura em que estão de portas fechadas, devido à pandemia de Covid-19, deixamos-lhe aqui cinco sugestões que pode visitar à distância. Venha daí.

1. Museu Mercedes-Benz

O museu da Mercedes apresenta alternativas eletrónicas para conhecer o passado de 134 anos desta marca. Destaque para as visitas virtuais no próprio site do Museu da Mercedes, onde é possível obter informações e fotos em 360 graus de todas as sete salas que compõem o complexo. Atenção ainda para histórias sobre os destaques da exposição permanente, bem como sobre a atual exposição intitulada “40 anos Mercedes-Benz Classe G” com factos desconhecidos sobre o mítico todo-o-terreno da marca alemã.

É também possível visitar o museu da Mercedes em formato de realidade virtual de 180 graus: http://mb4.me/Top5. Para os que desejam uma experiência mais completa, está disponível uma excursão inteira que mostra o Museu Mercedes-Benz à noite. O filme foi realizado no decorrer do evento “Night at the Museum” e pode ser visto aqui.

No canal do museu no Instagram (@mercedesbenzmuseum) há ainda passeios interativos. Nesse caso, os guias do Museu Mercedes-Benz têm inúmeras histórias surpreendentes e factos para contar.

2. De Estugarda para o mundo…

Se na rua vemos passar um Porsche….olhamos quase de imediato. Então o que fazemos se virmos muitos? Possivelmente, estamos na Alemanha, no museu desta marca mítica. De facto, o Museu da Porsche em Stuttgart-Zuffenhausen reúne os modelos desportivos, de competição e icónicos num único edifício. Este, só por si, é uma atração. O tour virtual permite explorar a coleção exibida magistralmente do museu e apreciar toda a beleza arquitetónica do lado de fora.

3. Em Maranello e Modena

 A Ferrari tem não um, mas dois museus em Itália. Um fica ao lado da fábrica, em Maranello, e outro em Modena, perto de Bologna. Podem ser visitados virtualmente através do Google Street View, o de Maranello aqui e de Modena nesta ligação.

A promessa é, claro, ver muita da história da mítica marca de automóveis desportivos e de competição fundada por Enzo Ferrari em 1939, cujo primeiro modelo foi lançado em 1947.

4. Toyota, lá longe em Nagakute

A Toyota é uma das maiores construtoras automóveis do mundo e tem até uma cidade com o seu nome. Portanto, não é de surpreender que a marca japonesa tenha um museu impressionante. Localizado em Nagakute, Japão, o Toyota Automobile Museum vai além da história da empresa fundada por Kiichiro Toyoda, em 1937. Revisita a história do próprio automóvel. Por isso, o museu mostra-nos muitos Toyotas, mas também exemplares da Bugatti, Alfa Romeo, Mercedes, Ford, entre outras marcas. A visita virtual pode ser feita pelo Google Maps.

5. Honda Collection Hall 

O Honda Collection Hall (HCH), museu localizado no circuito Twin Ring Motegi, no Japão, apresenta mais de 300 modelos desenvolvidos pela marca, numa visita virtual 360º graus.

Inaugurado em 1998, para comemorar o 50º aniversário da Honda, este museu conta-nos toda a história do fabricante japonês através de uma coleção exclusiva de automóveis, motos e artigos relacionados com estas indústrias. Ao longo da visita virtual é possível explorar os três pisos do museu e observar a vasta coleção de veículos que foram verdadeiros êxitos para a Honda.

O segundo andar, contém as secções de automóveis, motas e produtos motorizados, onde a estrela é o primeiro modelo “desportivo compacto” de 1963, o S500. Assim como os modelos lendários da marca, Prelude, o NSX e o Civic, a exposição também oferece uma visão geral da evolução do setor automóvel japonês, com uma atenção especial aos micro cars ou japonese kei cars, que detêm um enorme sucesso no mercado japonês, com destaque para o N360.

O terceiro andar é dedicado à vertente competitiva da Honda, onde podemos ver os GT e motos de competição. Nesta secção, existem algumas peças que são particularmente icónicas, como é exemplo de um McLaren-Honda, conduzido pelo piloto brasileiro Ayrton Senna e a RC166 de seis cilindros que somou vitórias no Isle of Man TT com Mike Hailwood.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
13 JANEIRO SEAT LUCA DE MEO RENAULT
Saber Mais

Luca de Meo de saída da Seat

A Seat anunciou, esta terça-feira (dia 7), que Luca de Meo saiu da presidência da marca. O construtor…
AUDI A3 SPORTBACK
Saber Mais

Audi A3 mais tecnológico

A quarta geração do Audi A3 já chegou a Portugal. O modelo repete a fórmula de sucesso da…