5 dicas para proteger a pintura do seu automóvel

pintura automóvel
(Foto: Aleks Marinkovic)

Com a chegada da primavera e do tão aguardado desconfinamento a pintura do seu automóvel pode ressentir a inconstância do tempo. Mas não é caso para se preocupar… Basta seguir os cuidados preventivos que aqui sugerimos.

1. Encontre o melhor lugar para estacionar

pintura automóvel

O local onde o automóvel ficará estacionado é o primeiro requisito para preservar a pintura. Procure um espaço coberto e com sombra para evitar a incidência direta de intempéries climáticas. É importante observar também se o ambiente é limpo e livre de possíveis contaminações, como seiva de árvore ou poeira intensa.

2. Escolha uma capa de proteção adequada

pintura automóvel

As capas protetoras de automóveis podem ajudar bastante a evitar os danos na pintura, causados por fatores externos, enquanto o automóvel estiver parado. No entanto é de extrema importância que o material seja adequado para o uso e de acordo com o ambiente. Se o carro ficar exposto em local sem cobertura, por exemplo, invista em uma capa impermeável. Antes de colocá-la certifique-se que o automóvel está limpo e seco, pois a humidade das chuvas poderá vir a causar manchas.

3. Utilize produtos específicos para lavar o automóvel

pintura automóvel

Na hora de lavar o seu automóvel, opte por um sabão de pH neutro, em detrimento dos produtos abrasivos à base de álcool. No caso de eventual queda de produtos de limpeza ou qualquer outra substância (em particular, fezes de aves), é importante lavar a área afetada imediatamente com água, pois assim não precisará de causar tanto atrito para removê-las.

4. Não exagere no polimento

pintura automóvel

Com o objetivo de proteger a pintura do carro de fatores climáticos, muitos recorrem ao polimento frequente como forma de preservação.  Este erro é bastante comum. Para garantir uma pintura prolongada, deverá aplicar este procedimento com moderação. Esta dica é válida para automóveis de todas as cores.

5. Escolha o melhor produto para a reparação

pintura automóvel

Com a exposição ao calor e às chuvas, uma reparação mal feita pode trazer diversos problemas, como manchas na pintura e pontos de ferrugem. Caso necessite de reparações no seu automóvel, existem diferentes tecnologias disponíveis, porém, de modo geral, os produtos à base água e os de alto teor de sólidos possuem maior durabilidade em comparação aos convencionais de mercado.

Mas esta é uma daquelas tarefas que é preferível que seja desempenhada por um profissional, pois a preparação e aplicação dos produtos requerem conhecimentos mais específicos.

Boas práticas e conservação da limpeza do ambiente também contribuem para a prolongação da vida útil da pintura.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
RENAULT CACIA REGRESSO GRADUAL ATIVIDADE
Saber Mais

Renault Cacia regressa à atividade

A fábrica Renault Cacia, que conta com cerca de 1165 trabalhadores, está a retomar a produção. O processo…