5 dicas para não enjoar numa viagem de automóvel

enjoar

As viagens de carro podem ser um verdadeiro inferno para quem têm tendência a enjoar. Por isso, deixamos-lhe algumas dicas para que as viagens se tornem um pouco mais confortáveis.

Sabia que duas em cada três pessoas já sofreram de enjoos no carro? É verdade… De acordo com o estudo da Ford, esta condição é mais prevalente nas crianças e adolescentes, e é agravado no para-arranca no trânsito, estradas sinuosas e, sobretudo quando se viaja nos bancos traseiros.

Bocejar e transpirar são os primeiros sinais de alerta desta situação, e ocorrem quando o cérebro recebe informações desconexas da visão e do órgão responsável pelo equilíbrio, localizado no ouvido. Mas o que podemos fazer?

Dicas para não enjoar no carro

1. Sentar no banco do meio

enjoar

Nos lugares traseiros é preferível sentar no banco do meio, para visualizar a estrada, ou preferencialmente viajar nos bancos da frente. Ir ao meio, tem a vantagem de termos uma vista desimpedida para a frente, sendo mais fácil fixar um ponto longínquo no horizonte.

É desaconselhado o uso de smartphones, tablets ou livros, pois ao olhar para baixo o passageiro terá maior tendência a enjoar.

 

2. Optar por uma condução mais suave

enjoar

Sempre que possível evitar travagens bruscas, acelerações fortes e buracos no pavimento. Todos temos reações diferentes a vários estímulos e, por isso, há que equilibrar a “balança” e adaptar o nosso estilo de condução à situação, sem que este seja agressivo, repentino ou instável.

 

3. Distrair os passageiros

enjoar

Cantar uma canção em família, fazer um jogo de palavras ou conversar pode ajudar na diminuição dos enjoos.

 

4. Beber refrigerantes, ou comer biscoitos de gengibre.

enjoar

Nem todos gostam de viagens longas e,  por esse motivo temos tendência em fazê-las de uma só vez para chegarmos mais rápido ao destino. Nesse caso, muitos optam por comer mais que o recomendado antes do início da viagem. Este é um fator a evitar, pois muita comida a “balançar” no estômago aumenta a probabilidade de enjoar.

O ideal é fazer várias paragens e beber refrigerantes, ou comer biscoitos de gengibre. O café deve ser evitado.

 

5. Ligar o ar condicionado

enjoar

Considerando que estas viagens longas são efetuadas durante as férias de verão, é de esperar temperaturas elevadas, por isso é importante manter o habitáculo a uma temperatura entre os 21 ºC e 23 ºC. A somar a esta dica, abra uma janela de vez em quando para renovar o ar.

6 Shares:
1 comment
  1. I don’t even know how I finished up here, but I assumed this post used to be
    good. I don’t recognise who you’re however certainly you are going to a famous blogger should you are not already.
    Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados