5 dicas para preparar o seu automóvel para a primavera

primavera automóvel

Para garantir a sua segurança na estrada, é essencial realizar manutenções regulares do veículo e ter este equipado com os pneus certos. O início da primavera é a altura perfeita para verificar tudo isso. Preparámos uma lista de verificação que o ajudará a preparar o seu automóvel para a época que aí vem. 

Componentes a verificar:

1. Pneus

primavera automóvel

Verifique o piso e a pressão de ar dos pneus. Em dias mais frios, os pneus perdem mais ar, por isso, podem estar mais vazios. Pneus vazios têm menor aderência e por isso, podem colocá-lo em perigo em dias húmidos ou de chuva.

O piso é também um indicador importante nestas condições. Se o piso dos pneus estiver gasto, deverá proceder à substituição dos pneus.

E, caso o automóvel estiver equipado com pneus de inverno, não se esqueça de marcar atempadamente a sua substituição. Assim, irá evitar longos tempos de espera.

Recomendamos que agende a mudança para pneus de verão, o mais tardar, em maio. Quando a temperatura se encontra acima dos 7 graus, torna-se perigoso manter os pneus de inverno, dado que estes têm menor aderência à estrada.

2. Exterior

primavera automóvel

Uma boa lavagem do automóvel é igualmente importante, sobretudo se nevou na sua zona. Pois, o sal e a salmoura que são usados para derreter o gelo e a neve nas estradas podem acumular-se no exterior do veículo. Não se esqueça de limpar também a parte de baixo do veículo!

3. Bateria

primavera automóvel

O frio pode prejudicar a bateria do automóvel, pelo que é necessário proceder à sua verificação, antes e depois do inverno, para que não fique descarregada. Se os seus faróis parecerem menos brilhantes do que o normal, isso pode ser indicador de um mau funcionamento da bateria e de que esta precisa de ser substituída.

4. Fluidos

primavera automóvel

Os fluidos do automóvel devem ser verificados a cada poucos meses. Para que se torne mais fácil relembrar, poderá proceder à sua verificação aquando a mudança de estação. Os fluídos a ter em atenção são os do para-brisas, o óleo do motor, o óleo de travões e o líquido de refrigeração do motor.

5. Escovas do limpa-para-brisas

primavera automóvel

Limpe primeiro o para-brisas e só depois verifique as escovas. Caso as escovas do limpa-para-brisas estejam a fazer barulho ou a deixar marcas durante o uso, deverá agendar a sua substituição.

A primavera é a época do ano indicada para verificá-las, uma vez que a neve e o gelo do inverno podem desgastá-las. Se não substituir atempadamente as escovas do limpa-para-brisas, as eventuais fissuras e lascas poderão alastrar-se, aumentando, assim, os custos de reparação.

Se conduz um veículo da LeasePlan, pode facilmente agendar reparações, manutenções ou mudanças de pneus através do My LeasePlan.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
11 JULHO VENDA ELETRICOS SEMPRE SUBIR
Saber Mais

Venda de elétricos sempre a subir

Durante os primeiros cinco meses deste ano, as vendas de veículos elétricos cresceram quase 100% face a período…