Com 1 Matrícula pode ter acesso a toda a informação

Com 1 Matrícula pode ter acesso a toda a informação
Proprietário, penhoras, matrículas canceladas e seguros, são algumas dos dados que consegue recolher apenas com o número da matrícula.

Já é possível saber tudo sobre um automóvel apenas com a matrícula. Os dados que poderá obter dizem respeito ao número de proprietários que o automóvel já teve, a eventual existência de penhoras e, até mesmo, a validade do seguro.

Proprietário, Penhoras e Matrículas Canceladas

Se procura saber quem é o atual proprietário ou os proprietários anteriores de um automóvel, bem como dissipar qualquer dúvida referente a penhoras e reservas de propriedade, poderá fazer um pedido na loja do cidadão, mediante o pagamento de um valor de 7 euros, ou num dos balcões de atendimento do IRN (Instituto dos Registos e Notariado).

Caso a informação obtida não seja suficiente, pode sempre aceder ao portal Automóvel Online e pedir uma certidão permanente do registo automóvel, no valor de 10 euros.

Se, porventura, deseja saber se um automóvel tem ou não uma matrícula cancelada, o acesso a essa informação é feito através da página do IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes).

Seguro

Para ter conhecimento acerca da existência de um seguro automóvel basta aceder ao site da ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) e colocar a matrícula do veículo e a data. A partir daí ser-lhe-ão facultadas as informações quanto à validade do seguro, o número da apólice, a entidade seguradora e as datas de início e de fim do seguro.

Para obter estes dados de uma forma mais simplificada, poderá instalar no seu smartphone a aplicação gratuita “Tem Seguro?”, onde com uma simples fotografia da matrícula estes dados ser-lhe-ão fornecidos.

Ambas as ferramentas poderão ter grande utilidade em caso de acidente, permitindo conferir, no momento, os seguros de todos os veículos envolvidos.

A pensar na comodidade dos condutores, a ASF lançou também a aplicação “Meus Seguros”, que permite a gestão de todos os seguros numa única plataforma, enviando alertas com as datas de pagamento e renovação das apólices.

Outras aplicações

A “Qual Veículo é “consiste numa aplicação gratuita para Android, que através da introdução da matrícula e da seleção do país, permite saber qual é o modelo, o ano, a monitorização, a transmissão, as dimensões e a performance do automóvel em questão. Todavia não revela nenhuma informação quanto ao proprietário ou seguro.

 A aplicação “Carros Raros”, desenvolvida pelo programador português David Magalhães, é uma plataforma colaborativa destinada aos entusiastas dos clássicos. Permite descobrir o modelo, o ano, a versão e o número de unidades em Portugal. Apenas disponível para Android.

Conheça também a id.gov.pt, a aplicação que facilita o seu dia-a-dia na condução.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
Hyundai i30 N
Saber Mais

Britânicos premeiam Hyundai i30 N

O desporto automóvel e os modelos mais desportivos fazem mais pela imagem de marca junto dos apaixonados do…